Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Em 2008, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou por unanimidade o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, sendo comemorado desde então.

Para o ano de 2019 a Organização das Nações Unidas (ONU) enfoca nas “Tecnologias Assistivas, participação ativa” a fim de garantir que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos e liberdades, em consonância com A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. (Veja o significado Tecnologias Assistivas no final do texto)

Sejam as questões relacionadas ao Autismo como as das pessoas com deficiência, o tema tem sido discutido amplamente na sociedade. E graças a estas compreensões, as políticas públicas voltadas para esta parte da população são fortemente reivindicadas pelos próprios quanto pelos familiares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência. Isso corresponde a uma a cada sete pessoas no mundo. Daí a importância de olharmos com muita atenção este assunto.

ALGUMAS DATAS QUE ESTABELECEM ESTAS AÇÕES

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) foi adotada em 13 de dezembro de 2006 entrando em vigor em 3 de maio de 2008.

Em 2008, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou por unanimidade o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Em setembro de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova York, representantes de 193 Estados-membros da ONU aprovaram A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

TECNOLOGIA ASSISTIVA

É uma área do conhecimento interdisciplinar que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com objetivo de ampliar a participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida. Ela visa garantir autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da população com deficiência.

Texto: Altair Barbosa Gouveia - Jornalista.


Comentários